quinta-feira, 2 de maio de 2013

Freguesia de Jacarepaguá

É um bairro de classe média, media-alta, da cidade do Rio de Janeiro, localizado na Zona Oeste da cidade.
Possui uma área territorial de 1.039,61 hectares, e, em 2000, sua população estimada era de 54.010 habitantes. Faz limite com os bairros de Jacarepaguá, Pechincha, Tanque, Anil, Cidade de Deus e Água Santa (este pela Serra dos Pretos Forros, que separa os dois bairros e por onde passa o Túnel da Covanca, o maior da Linha Amarela e um dos maiores da cidade).
Apesar de não fazer limite, também é muito próximo de bairros como a Barra da Tijuca, o Itanhangá e a Taquara. Suas vias principais são a Avenida Geremário Dantas, Estrada dos Três Rios, Estrada de Jacarepaguá e Estrada do Gabinal.
Faz parte da região administrativa de Jacarepaguá, no município do Rio de janeiro.
Bairro desmembrado de Jacarepaguá, hoje em dia, já é um bairro com comércio desenvolvido, representando o segundo pólo econômico de Jacarepaguá (perdendo apenas para a Taquara).
Outrora um bairro pobre e pouco desenvolvido, hoje ela é um centro imobiliário e valorizado da região de Jacarepaguá (o terceiro mais valorizado da zona oeste, atrás apenas da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes).
Ponto final de uma das duas linhas de bonde do bairro é a antiga Porta D'Água, um dos pontos geradores do desenvolvimento da região. O nome designava um dos três rios que ali se encontram e que acabaram por dar nome a uma das estradas principais da localidade.
Escoadouro das águas vindas da serra limítrofe com o Engenho Novo de Jacarepaguá, o rio Porta D'Água era, no inicio do século, navegável em todo o seu curso pela planície e contava, nos trechos mais altos, com diques e comportas que lhe valeram o nome. Reunia o curso dos rios Cigano, Olho d’Água e Fortaleza, nascidos na serra dos Três Rios e após atravessar a Freguesia, hoje sob a denominação de rio Sangrador, recebia as águas do córrego da Panela e dos rios São Francisco e Anil, indo desaguar na lagoa de Camorim.
Como Porta D'Água ficou conhecida a área hoje compreendida entre o local em que se encontram a estrada Velha de Jacarepaguá, a rua Ituverava e a estrada de Uruçanga, até a praça Professora Camisão e a esquina da estrada dos Três Rios com a avenida Geremário Dantas. O nome de Freguesia, com que popularmente a localidade passou a ser chamada, decerto deriva da localização da igreja de Nossa Senhora do Loreto, matriz da freguesia de Jacarepaguá.
A influência desta localidade se estendeu por uma área ampla e variada: a vizinhança do Engenho D'Água, pelo caminho do Portinho da Gabinal, a estrada dos Três Rios e as vertentes da serra do mesmo nome, a parte mais alta da estrada do Pau Ferro, e a localidade do Anil, na estrada Velha que ligava a Freguesia ao Itanhangá, às ilhas das lagoas costeiras e às praias da Barra da Tijuca.
Em 1616, nas imediações do Engenho D'Água, surgiu o primeiro núcleo de ocupação de Jacarepaguá, no lugar também conhecido como Porta D'Água, que hoje chama-se Largo da Freguesia. Com a ocupação se acentuando, uma parte das terras foi desmembrada em foros, para incentivar seu desenvolvimento.
Em uma das novas propriedades que floresceram, o dono, Padre Manuel de Araújo, ergueu no alto de um penhasco, chamado Pedra do Galo (morro da Freguesia), a Capela de Nossa Senhora da Pena. Com a crescente ocupação da sua propriedade e constatando que suas atividades e desenvolvimento econômico, os locais estavam praticamente assegurados, o padre propôs a emancipação do lugar, efetivada em 6 de março de 1661. Foi criada, assim, a freguesia de Nossa Senhora do Loreto de Jacarepaguá, a quarta da Cidade, separada da antiga freguesia de Irajá. Em 1664, o padre construiu nela a Igreja-Matriz, com o mesmo nome da Capela.
Jacarepaguá é um bairro de classe média e média alta da Zona Oeste do Rio de Janeiro em processo de desmembramento, pois importantes áreas do que sempre se entendeu historicamente como sua parte principal vêm se tornando bairros próprios, como é o caso dos bairros Anil, Curicica, Cidade de Deus, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Rio das Pedras e Taquara, que junto com Vila Valqueire e o próprio Jacarepaguá, fazem parte da XVI Região Administrativa (R.A.) - Jacarepaguá - do município do Rio de Janeiro.
O que restou do antigo bairro de Jacarepaguá hoje são inúmeras localidades com nomenclaturas próprias, em geral loteamentos ainda recentes e que não foram ainda oficializados como bairros pela prefeitura, porém alguns acreditam que, com o tempo, Jacarepaguá como bairro possa desaparecer e tornar-se apenas uma referência para todos os bairros da região.
Fonte : Historia do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário